Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Páginas Tantas

Livros em 2ª mão para venda

Páginas Tantas

Livros em 2ª mão para venda

Seg | 10.03.14

Máscaras de Salazar

Ana Luisa

Infelizmente muito de nós temos uma ideia negra de Salazar, confesso que durante anos o achei um monstro, ouviu falar de fome, repressão, censura... Mudei de opinião, não que considere um santo, mas como estadista foi no mínimo fenomenal, o "jogo de cintura"  em não tomar partidos oficiais durante a guerra, a visão economicista virada para dentro fizeram Portugal crescer em determinados aspectos.

Não quero ser mal interpretada, que considerem que me tornei salazarista, mas confesso que fico curiosa com a sua vida, com a sua visão. 

Desconcordo profundamente de toda a politica de repressão, omissão, humilhação a que os portugueses foram sujeitos, mas confesso que a visão nacionalista me desperta interesse. Portugal tem inúmeros recursos culturais, históricos e naturais subvalorizados, ignorados... acho deplorável ver o património português aos caídos, degradado e a ver vendidos em saldo aos espanhóis. Acho deplorável que os portugueses estejam desempregados e de pernas e mãos atadas quando pretende abrir um negócio próprio e depois vêm os chineses e é só regalias. 

Salazar não foi um santo, mas também não terá sido unicamente um diabo. Nele existia esta dualidade própria do ser humano. 

Ultimamente ouço muito que Salazar faz falta, e por muito que me custe assumir isso publicamente, algumas das suas politicas proteccionistas e nacionalistas fazem falta. 

Em relação ao livro, aconselho vivamente a sua leitura. Servirá certamente para tirar remelas antigas

Autor: Fernando Dacosta

Editora: Casa das Letras

Edição: 16ª edição Janeiro de 2007

ISBN: 978-972-46-1694-0

Classificação: História de Portugal

Valor: 10€ já com portes