Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Páginas Tantas

Livros em 2ª mão para venda

Páginas Tantas

Livros em 2ª mão para venda

Máscaras de Salazar

Infelizmente muito de nós temos uma ideia negra de Salazar, confesso que durante anos o achei um monstro, ouviu falar de fome, repressão, censura... Mudei de opinião, não que considere um santo, mas como estadista foi no mínimo fenomenal, o "jogo de cintura"  em não tomar partidos oficiais durante a guerra, a visão economicista virada para dentro fizeram Portugal crescer em determinados aspectos.

Não quero ser mal interpretada, que considerem que me tornei salazarista, mas confesso que fico curiosa com a sua vida, com a sua visão. 

Desconcordo profundamente de toda a politica de repressão, omissão, humilhação a que os portugueses foram sujeitos, mas confesso que a visão nacionalista me desperta interesse. Portugal tem inúmeros recursos culturais, históricos e naturais subvalorizados, ignorados... acho deplorável ver o património português aos caídos, degradado e a ver vendidos em saldo aos espanhóis. Acho deplorável que os portugueses estejam desempregados e de pernas e mãos atadas quando pretende abrir um negócio próprio e depois vêm os chineses e é só regalias. 

Salazar não foi um santo, mas também não terá sido unicamente um diabo. Nele existia esta dualidade própria do ser humano. 

Ultimamente ouço muito que Salazar faz falta, e por muito que me custe assumir isso publicamente, algumas das suas politicas proteccionistas e nacionalistas fazem falta. 

Em relação ao livro, aconselho vivamente a sua leitura. Servirá certamente para tirar remelas antigas

Autor: Fernando Dacosta

Editora: Casa das Letras

Edição: 16ª edição Janeiro de 2007

ISBN: 978-972-46-1694-0

Classificação: História de Portugal

Valor: 10€ já com portes